Vicariato Episcopal Jacarepagua

O Vicariato Jacarepaguá foi criado no dia 01 de Abril de 2006, por Dom Eusébio Oscar Scheid. Nesse dia também foram anunciados o Bispo Auxiliar Dom Edson de Castro Homem como Bispo Animador do Vicariato e o Monsenhor Jan Kaleta, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Pechincha, como Vigário Episcopal deste que era, até então, o mais novo Vicariato do Rio de Janeiro.

Matriz São José Operário

História

O Vicariato Jacarepaguá é composto de 21 paróquias, das quais dez pertenciam ao Vicariato Suburbano e nove eram do Vicariato Sul. Engloba as paróquias das regiões da Rocinha, São Conrado, Itanhangá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Jacarepaguá.

Sua sede se localiza na Estrada do Capenha, 856 – Pechincha, prédio anexo à Congregação das Servas de Maria do Brasil, no Pechincha.

Na época, Monsenhor Jan Kaleta disse que o trabalho era, com certeza evangelizador. É preciso unir o velho com o novo. Aqui temos paróquias com 350 anos, como a de N. S. de Loreto e novas como a de são João Batista, do Rio das Pedras e São Marcelino Champagnat, no Condomínio Rio2. E a colaboração das paróquias mais experientes para com as mais novas.

Este é um Vicariato que conta com uma grande riqueza que são as ordens religiosas, masculinas e femininas; mas com grandes desafios como as maiores comunidades carentes da cidade: Rocinha, Rio das Pedras e Cidade de Deus. Conta com o intercâmbio entre as paróquias para vencer desafios como a permanência dos jovens na Igreja, a perseverança das crianças após a 1ª Eucaristia, o trabalho vocacional a fim de aumentar as vocações religiosas. O trabalho é imenso mas, lembrou o texto de João Paulo II: ” Certamente não nos move a esperança ingênua de que possa haver uma fórmula mágica para os grandes desafios do nosso tempo; não será uma fórmula a salvar-nos, mas uma Pessoa, e a certeza que ela nos infunde: Eu estarei convosco!”

Site: http://vicariatojacarepagua.org.br/

Os comentários estão desativados.